Início » Voz do paciente pode ajudar no diagnóstico de doenças do coração

Voz do paciente pode ajudar no diagnóstico de doenças do coração

Se está em busca de informações sobre como usar o exame de imagem para descobrir doenças, veio ao lugar certo. Aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

De início, é preciso pontuar que um paciente de doenças psiquiátricas ou neurológicas pode passar por uma alteração na voz. É nesse caso que um exame de fala pode ser bem útil para ter um diagnóstico.

No entanto para entender melhor sobre essa novidade montamos esse conteúdo. Desse modo será possível entender como isso funciona e como é algo que no futuro terá grandes resultados.

Ficou interessado? Então continue lendo este artigo e descubra mais sobre o assunto.

A voz do paciente pode apontar doenças no coração

Bem, é claro que cada voz é única e tem os seus nuances únicos de tons. Algumas doenças podem fazer com que voz passe por alterações.

Além disso, a fala pode ser algo de grande ajuda na hora de fazer o diagnóstico de alguns distúrbios. Pois é por meio da voz que muitas pessoas conseguem se comunicar e expressar emoções.

Também é possível indicar quando o indivíduo está com algum problema de saúde. Acredite ou não, mas isso é possível e não só os mais comuns que envolvem a fala, linguagem entre outros.

Com o avanço da tecnologia a voz passou a ser algo fundamental para ajudar no diagnóstico e até mesmo no monitoramento de diversas doenças. Por exemplo, depressão, Alzheimer, Parkinson e a mais recente é a covid-19.

Mas, além dessas é possível detectar doenças cardíacas. Acontece que alguns cientistas reuniram dados de 108 voluntários, os quais tiveram sua voz gravada antes de uma angiografia das coronárias.

Trata-se de um exame um pouco invasivo que irá identificar se existe algum bloqueio nas artérias que levam ao coração. Por meio de gravações, foi possível extrair um biomarcador de voz.

Ele é de uso comum de pessoas com diagnóstico de alguma doença coronária. A voz humana emite muitas frequências distintas, que podem ser difíceis para o ouvido detectar.

Por outro lado, podem ser fáceis de notar por meio de sensores, aplicativos, dispositivos vestíveis, entre outras ferramentas. Além da ajuda de uma inteligência artificial, algoritmos e técnicas que tem a capacidade de apontar algum sinal de patologia.

Como identificar doenças cardíacas pela voz?

Bem, é através de diversos desses pontos que uma análise dos biomarcadores de voz que irá captar os traços únicos que as vozes possuem. Isso irá funcionar da seguinte forma, vozes de pessoas saudáveis com a voz de pessoas com algum distúrbio.

O processo é feito por meio de programas de computador que foram desenvolvidos justamente para este fim. É importante pontuar que a máquina de certa forma “aprende” o que chamam de padrões vocais de diversas doenças.

Logo é por meio disto que a máquina consegue detectar se há algo errado. Por exemplo, com base nisso será feita uma avaliação com flutuações, volume, oscilações e muitos outros pontos.

Bem, a fala, a voz, a linguagem são acontecimentos que são bem difíceis. Elas podem resultar em um ato de coordenar e a função pulmonar e cerebral.

Elas tem ligação com processos tanto fisiológicos, quanto neurológicos. Por isso, existem alterações que em certos pontos que podem indicar diversos problemas de saúde.

No entanto é por meio das gravações que se determina quais das pessoas com alguma doença coronária teve seu diagnóstico. As pessoas recebem uma tarefa de gravar alguns áudios, os quais irão passar por diversas análises.

Essa análise será feita por meio de aplicativo de celular. É nesse momento que a inteligência artificial irá definir se a pessoa tem a voz baixa, ou alta nessa pontuação dos biomarcadores de voz.

As pontuações mais altas determinam quem tem uma chance maior de ir a um hospital. O motivo de irem para o hospital é por dores no peito e até mesmo problemas coronários mais graves.

O que a voz tem a ver com o coração?

No entanto, fica a dúvida do que a voz tem a ver com o coração? Acontece que isso ainda precisa passar por estudos para poder ter uma resposta quanto essa associação.

É importante pontuar que o coração recebe diversos nervos, os quais recebem regulação pelo sistema nervoso autônomo. Bem como, a laringe e diversos outros órgãos que tem alguma ligação com a fala.

Com isso, existe a chance de que problemas patológicos possam afetar o coração, como inflamação e aterosclerose. Elas podem afetar diversos órgãos que tenham alguma ligação com a fonação.

De modo geral essa é uma área que precisa de muito estudo. Mas, no futuro essa é uma área que deve ser muito explorada.

No entanto, ainda é possível que sejam desenvolvidos muitos biomarcadores de voz novos. Os quais terão a capacidade de fazer a detecção de diferentes doenças, isso será um grande avanço para um futuro com inteligências artificiais.

Conclusão

Por fim, mostramos pontos sobre um novo estudo que mostram que a voz tem alguma ligação com doenças cardíacas. Deixamos a sua disposição diversas informações sobre o assunto e como ele pode ser muito útil no futuro.

Apesar de muito estudo já ter sido feito, ainda tem muito a se fazer para descobrir qual a verdadeira relação entre voz e coração. Por meio de muitos testes que já foram e são feitos ainda não se tem um resultado certo que diga qual a relação entre uma coisa e outra.

Mas, acredita-se que no futuro novos biomarcadores de voz devem ser desenvolvidos para poder detectar diversas patologias. Isso é algo que pode ser um grande avanço tanto da tecnologia, quanto da medicina no futuro.

Uma vez que os profissionais conseguirem provar a relação entre voz e doenças cardíacas. No entanto, até o momento tudo o que se sabe é que é preciso de mais estudos. Gostou desse conteúdo? Esperamos ter lhe ajudado na sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, vamos ficar felizes em poder lhe ajudar assim que for possível.