Início » Saúde e tecnologia: qual a ligação entre os dois?

Saúde e tecnologia: qual a ligação entre os dois?

A curiosidade humana levou à prática da medicina, e desde então a saúde e tecnologia estão entrelaçados das mais diversas maneiras, desde o uso de ferramentas para melhor atender os pacientes, até equipamentos eletrônicos e essenciais na era moderna.

O que se observa neste século é a transição dos cuidados de saúde para um ambiente virtual, para melhor organização e proporcionar maior organização da área médica em relação aos cuidados e na manutenção do estilo de vida ainda mais saudável. 

Por um lado, o aumento do custo com a saúde pode assustar parte dos usuários, enquanto outros percebem que a informatização demonstra que o investimento em saúde e tecnologia pode ser empregado de forma inteligente, com equipamentos e processos, como:

  • Arquivos de imagens médicas;
  • Hospitais virtuais;
  • Prescrições eletrônicas;
  • Serviços de registro eletrônico;
  • Telemedicina. 

Todas essas novidades podem estar ao alcance de muitos profissionais da área da saúde e pacientes que trabalham com transporte de maquinas pesadas, tanto em convênios particulares como estabelecimentos médicos públicos. 

Como a saúde e tecnologia se comunicam?

A OMS (Organização Mundial da Saúde) entende que saúde e tecnologia podem ser aplicados em conjunto, de forma que conhecimentos e habilidades sejam organizados na forma de dispositivos médicos, medicamentos, vacinas e tantos procedimentos. 

Tudo isso, entre outros processos, se somam e se comunicam por meio de sistemas que têm como objetivo resolver problemas relacionados à qualidade de vida e problemas de saúde, em todo o mundo. 

Diferentes organizações buscam somar a saúde e tecnologia para otimizar as funções, com aplicação de sistemas de informação, algoritmos analíticos preditivos e planejamento com antecedência, assim como uma indústria de prótese capilar feminina topo da cabeça e padaria.

A própria tecnologia digital segue a tendência em se integrar aos cuidados da saúde, sempre pronta para revolucionar as práticas médicas, nos mais diferentes patamares de aplicação. 

A ideia principal é melhorar a eficiência operacional sobre padrões de assistência médica, com foco na transformação da experiência entre pacientes e profissionais da área da saúde.

Os impactos visíveis da saúde e tecnologia

A partir do desenvolvimento e evolução da tecnologia, é perceptível o impacto sobre a área da saúde. 

  1. Melhoria no acesso a dados médicos

A revolução digital e tecnológica permite o armazenamento e acesso a dados, muito por causa da internet. 

Os profissionais da área da saúde podem recuperar dados de pacientes de qualquer lugar, o que permite um acesso rápido e, como resultado, um atendimento personalizado e mais eficiente para o paciente. 

  1. A abrangência do Big Data 

Um benefício relacionado à saúde e tecnologia é que ela permite que médicos possam coletar grandes volumes de dados, ou Big Data, em um curto espaço de tempo. 

Para cientistas da área médica que conduzem ensaios clínicos, pesquisas e estudos epidemiológicos, a tecnologia permite a coleta imediata de dados de um número abrangente, e das mais diversas, de uma população. 

A coleta de dados, nesse volume, permite análises precisas e, assim, os profissionais de saúde podem compreender e aplicar técnicas e tendências modernas e de ponta com uso de ferramentas com composição de brindes corporativos personalizados para melhorar as funções.

Outro fator preponderante é quanto o acesso a big data facilita a identificação de fatores de risco, para que recomendações preventivas e interventivas mais apropriadas possam ser colocadas em prática de forma eficaz. 

  1. Aprimoramento das linhas de comunicação

A saúde e tecnologia estão tão associadas que, até bem pouco tempo atrás, o bipe era o equipamento mais moderno para acesso a um profissional da área médica. 

No século XXI, os profissionais podem manter contato por e-mail, usar celulares smartphones para mensagens de texto, entre tantos aplicativos disponíveis para facilitar a rotina de trabalho. 

A tecnologia, de fato, torna tudo muito mais simples, e também econômico. 

  1. O avanço da telemedicina

Muitos pontos geográficos ainda estão longe dos grandes centros urbanos, e muitos deles carecem de profissionais da área médica. 

A videoconferência é uma aplicação eficiente quando se trata de saúde e tecnologia, pois pode ajudar a determinar quem precisa de assistência emergencial em uma clínica com Consultoria ambiental, ou mesmo atendimento personalizado quando se trata de um especialista.

Vale ressaltar que a telemedicina também pode ser aplicada como forma de promover a educação e o treinamento de profissionais da área de saúde que moram em áreas remotas. 

  1. Aplicativos de saúde

A facilidade e a acessibilidade permitida pelos aplicativos torna a saúde e tecnologia ainda mais necessária.

Muitos aplicativos permitem que os pacientes possam monitorar a própria saúde ou doença, assim como fornecer informações médicas e enviar resultados de testes, e até mesmo receber avisos sobre o melhor momento para realizar check-up médico. 

Para profissionais da área da saúde, os aplicativos permite verificar os resultados de testes, as recomendações de medicamentos, entre tantas outras informações que precisam ser encaminhadas com urgência. 

A transformação para digitalização e virtualização

O desenvolvimento perceptível entre saúde e tecnologia podem ser encontrado no uso de sistemas de informação, com uma abrangência que destoa de outros setores, de forma positiva, principalmente por ser multifacetada 

Clínicas e centros hospitalares utilizam sistemas de marcação de consulta eletrônica, com a facilidade de lembretes posteriores e envio de resultados de atendimento para o celular smartphone dos pacientes. 

Mesmo os avanços na área de telemedicina e o armazenamento em nuvem, ou cloud computing,  ajudam a processar informações, bem como o desenvolvimento da indústria farmacológica, o que reforça que saúde e tecnologia seguem em passos firmes rumo à eficiência.

Novas tecnologias permitem a virtualização

A RA (Realidade Aumentada) e a RB (Realidade Virtual) mostram que a saúde e tecnologia podem ser utilizadas na área da saúde de maneira segura. 

A medicina virtual se torna um componente da telemedicina, por meio de RA e RV, dando um impulso ao desenvolvimento da tecnologia médica, como o setor de logística foi beneficiado com a movimentação de cargas suspensas através da automação industrial. 

Projetos inovadores melhoram a interação entre médicos e pacientes, tanto para a resolução de doenças e diagnósticos, como para a reabilitação médica e a ajuda a pacientes que precisam lidar com traumas e na redução de fobias. 

Metaverso abre novo horizonte à saúde e tecnologia

O ambiente virtual existe na forma como é conhecida atualmente, mas o metaverso permite o avanço para a IoT (Internet of Things), ou Internet das Coisas, com diferentes aplicações potenciais no setor da saúde. 

Nessa área, a previsão é uma comunicação aprimorada entre médicos, pacientes e demais colaboradores, como vigilante de escolta armada, usando apenas o metaverso, dentro de ambientes virtuais críveis para todos os usuários. 

O metaverso também inclui o compartilhamento fácil e seguro de dados, inclusive com respaldo da legislação, por meio da LGPD ( Lei Geral de Proteção de Dados), com rastreamento contínuo e, ao mesmo tempo, com simplificação para uso de todos os usuários. 

Essa nova realidade abre espaço para uma nova realidade, com hospitais virtuais que podem fazer a triagem precoce de pacientes, tudo para reduzir a carga quanto aos cuidados emergenciais. 

Por causa da pandemia da COVID-19, esses métodos se tornam cada vez mais importantes, em se tratando de redirecionamento de casos não vitais para longe das salas emergenciais, assim como no fornecimento de conselhos de maneira remota, minimizando contatos e viagens. 

Dentro desse conceito de hospital virtual, ainda, as empresas com materiais de combate a incêndio, assim como instituições governamentais, podem oferecer muito mais. 

Um exemplo são os centros de triagem especializados, que podem manter médicos residentes e demais profissionais da saúde, sob a supervisão de um consultor, que aconselham pacientes sobre tratamentos, direcionamento para ambulatórios, ou internação em um hospital. 

Benefícios propostos pela saúde e tecnologia

O conceito proposto pela junção de saúde e tecnologia em ambientes virtuais pode gerar os mais diversos benefícios, além de provocar impacto na forma de prestação de serviços, com o intuito de melhorar o acompanhamento de pacientes. 

Utilizando todas as novas tecnologias, é possível tomar decisões mais acertadas, aumentando o BI (Business Intelligence), isto é, a inteligência dos negócios que somam saúde e tecnologia em um mesmo direcionamento. 

Com tantas ferramentas disponíveis, é possível coletar informações úteis sobre usuários e planos de saúde, a fim de evitar qualquer tipo de sinistro. 

No setor social, governos podem economizar com um atendimento mais eficaz, direcionado à saúde e bem-estar da população, e atender aqueles que realmente precisam da presença de um profissional para determinar, de forma presencial, o encaminhamento do paciente.

Somar saúde e tecnologia atende a muitas necessidades, além de gerar inúmeros benefícios, tanto para pacientes e profissionais da área de saúde, mas também para empresas sob Armazenagem logística e poder público. 

Conclusão

A evolução vigente entre saúde e tecnologia é crucial para a redução de danos aos pacientes, além de garantir o uso eficiente de recursos médicos e hospitalares, permitindo a sustentabilidade econômica. 

Por fim, é preciso destacar a otimização de resultados que valorizam a saúde do paciente, além de facilitar a qualidade do atendimento prestado pelos profissionais da área médica. 

E para responder a pergunta inicial, a ligação entre saúde e tecnologia está nos mais diversos fatores apresentados, e tende a crescer ainda mais no futuro próximo. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.