Início » Home Care: saiba exatamente como funciona

Home Care: saiba exatamente como funciona

Você conhece serviços de Home Care? Esta modalidade de tratamento cresce cada vez mais como serviço no mundo todo, incluindo no Brasil, onde as pessoas passam a procurar profissionais e empresas responsáveis, por diversos motivos.

Confira agora tudo o que você precisa saber sobre home care, o que ele é, quais as principais modalidades disponíveis, os benefícios de contar com esse tipo de serviço e exatamente como ele funciona.

De antemão, saiba que esse tipo de serviço pode ser extremamente útil para muitas pessoas, portanto, seja você um potencial cliente, ou um responsável por uma empresa administradora de condomínio, é valioso saber as aplicações do home care.

O que é Home Care

Antes de qualquer coisa, precisamos pensar no que o termo significa e o que ele define. Em tradução direta, “home care” é o equivalente a “cuidados em casa” ou “atendimento domiciliar” e ambos os termos servem para definir o funcionamento do serviço.

Podemos dizer que o Home Care é uma modalidade de cuidado médico que permite que pacientes sejam tratados e assistidos em suas próprias residências, em vez de serem hospitalizados ou serem levados para uma instituição de longa permanência.

Normalmente, o serviço de atendimento domiciliar é utilizado por pessoas com necessidades médicas complexas, principalmente ligadas a limitações de locomoção. Todavia, ele também passa a ser procurado devido a alta praticidade e maior conforto.

Pacientes com doenças crônicas, lesões traumáticas, problemas de saúde relacionados à idade e outras condições que requerem cuidados continuados estão dentre os clientes mais comuns, além de casos de recuperação de doenças ou cirurgias.

Há diversos serviços que podem estar inclusos em atendimentos home care, dentre os principais, citamos:

  • Administração de medicamentos;
  • Cuidados com ferimentos e lesões;
  • Tratamentos específicos;
  • Assistência com atividades diárias;
  • Monitoramento de saúde.

Além disso, é importante contar com profissionais qualificados, assim como esperamos que excelentes arquitetos estejam presentes nos melhores projetos de arquitetura.

Dito isso, os procedimentos são geralmente planejados e supervisionados por bons médicos e enfermeiros, e os cuidadores podem ser estes profissionais, além de auxiliares de enfermagem, terapeutas e assistentes pessoais.

Como funciona o serviço de Home Care

Uma vez definido o conceito, precisamos saber exatamente como funciona o serviço de home care. É importante ressaltar que há casos específicos, onde o funcionamento pode variar, porém, trataremos aqui com o que comumente ocorre.

Avaliação médica

Assim como um projeto de esquadria de alumínio sob medida deve contar com a avaliação de especialistas na área, um serviço de home care se inicia com o trabalho de médicos que irão analisar e avaliar os casos.

O profissional de saúde irá avaliar as necessidades específicas do paciente e estabelecer um plano de cuidados personalizado. A avaliação médica, via de regra, é o primeiro passo em um processo de contratar serviços de atendimento domiciliar.

Elaboração do plano de cuidados

Após a avaliação médica, necessária para averiguar as necessidades de quem será atendido, bem como estabelecer um plano de cuidados, é feita a elaboração deste item. O plano deve ser minuciosamente detalhado visando atender todas as necessidades anteriormente identificadas.

Aqui, devemos ter informações completas sobre os cuidados que o paciente precisará, que podem envolver serviços anteriormente listados, como a administração de medicamentos, cuidados com feridas, administração de tratamentos, monitoramento de saúde, dentre outros.

O provedor de cuidados também pode oferecer assistência com atividades diárias, como cozinhar, limpar e fazer compras, para ajudar o paciente a manter sua independência e conforto em sua própria residência e isto pode estar presente no plano.

Designação de um provedor de cuidados

Assim como um designer de móveis é designado para um projeto de móveis planejados alto padrão, é necessário atribuir as atividades e serviços aos profissionais de saúde responsáveis em atendimentos domiciliares.

Aqui, podemos ter enfermeiros, auxiliares de enfermagem, terapeutas, assistentes pessoais, ou até mesmo médicos, que serão designados para cuidar do paciente em sua residência.

É necessário ressaltar que o provedor de cuidados será responsável por seguir com cautela e atenção tudo o que foi estabelecido no plano, elaborado na etapa anterior.

Visita regular

O provedor de cuidados designado visitará o paciente regularmente, geralmente de acordo com um cronograma previamente estabelecido, para fornecer cuidados, monitorar sua saúde e atender às necessidades.

A frequência das visitas varia muito de acordo com cada paciente e suas necessidades. Em casos mais delicados, diferentes cuidadores podem se revezar e manter um monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Comunicação com a equipe médica

O provedor de cuidados manterá contato com o médico do paciente e outros profissionais de saúde que possam estar envolvidos em seu cuidado, a fim de garantir que o plano estabelecido esteja sendo cumprido corretamente.

Além disso, ao identificar quaisquer problemas ou novas necessidades, como tratamento de água, por exemplo, é indispensável se orientar juntamente com a equipe médica para fazer quaisquer ajustes necessários.

Acompanhamento e adaptação

Por fim, dizemos que o plano de cuidados é frequentemente revisto e adaptado de acordo com as necessidades e evolução do paciente. De certa forma, este tópico está relacionado com o anterior, uma vez que as mudanças dependem sempre da comunicação com a equipe médica.

Lembramos ainda que, em alguns casos, as etapas podem ser diferentes e os serviços de home care contratados com outro funcionamento e isso pode depender das empresas ou profissionais que disponibilizam e administram os cuidados.

Benefícios do Home Care

Agora que você já sabe a definição do termo, bem como o funcionamento exato da maioria dos serviços de home care, é importante pensarmos em quais são os benefícios de contratar o atendimento médico domiciliar.

Assim como um serviço de controle tecnológico de concreto pode ser extremamente vantajoso no ramo da construção, o home care tem diversos pontos muito positivos na área da saúde.

Conforto maior

O primeiro dos benefícios é provavelmente o mais óbvio, prontamente verificado e que você já deve ter imaginado.

Uma vez que os pacientes recebem tratamento e cuidados em suas próprias residências, os procedimentos médicos tendem a ser muito mais confortáveis, principalmente quando comparamos com a hospitalização convencional.

Afinal, nossa casa é, normalmente, nosso ambiente de maior conforto e segurança, onde convivemos diariamente e nos sentimos mais à vontade. Logo, tratar de problemas e receber auxílios médicos também é muito mais cômodo na nossa residência.

Além disso, muitos pacientes podem enfrentar problemas para se deslocar e chegar até os hospitais e centros de saúde. É o caso de idosos e pessoas que se recuperam de cirurgias ou acidentes, por exemplo.

Menor estresse

O segundo ponto, tido como um benefício, de certa forma se relaciona com o anterior. Os pacientes tendem a sentir menos estresse e ansiedade, uma vez que estão em um ambiente familiar recebendo a atenção e os cuidados necessários.

Muitas vezes, ambientes hospitalares podem ser estressantes e remeter a sensações ruins, além de, muitas vezes, envolver longos processos de deslocamento.

Ademais, a diminuição dos fatores citados, estresse e ansiedade, é essencial tendo em vista que estes problemas podem agravar algumas condições médicas, sobretudo as de saúde mental.

Independência mantida

Como terceiro benefício, dizemos que os pacientes podem manter sua independência e continuar a realizar atividades diárias, como cozinhar e limpar, com a assistência dos provedores de cuidados.

Melhor qualidade de vida

A união dos três tópicos anteriores, de certa forma, resultam no nosso quarto benefício. Com um conforto maior, menos estresse e ansiedade gerados e manutenção de sua independência, podemos concluir que a qualidade de vida para pacientes em home care é maior.

Além disso, os tratamentos e cuidados personalizados, previstos nos planos de cuidados, são vitais para garantir que todas as necessidades sejam cumpridas com eficiência, aumentando a possibilidade de melhora e recuperação dos enfermos.

Economia

Podemos dizer também que os serviços de Home Care podem ser menos dispendiosos do que a hospitalização ou cuidados institucionais. Ademais, podem ser cobertos por seguros de saúde e outros programas de assistência financeira.

Concluímos que esta é uma excelente vantagem, afinal, economizar é sempre bom. Ao precisar de um serviço de aplicação de inseticida, por exemplo, você vai pesquisar por “dedetização valor” e procurar a empresa que fornece o melhor custo benefício.

Para cuidados com a saúde, também é extremamente vantajoso localizar o melhor preço, algo que o home care pode oferecer.

Acompanhamento contínuo e informações precisas

Por fim, podemos dizer que o acompanhamento contínuo, previsto nos planos de um home care e a obtenção precisa de informações são extremamente vantajosos no processo.

É seguro dizer que o acompanhamento contínuo permite uma adaptação constante do plano de cuidados de acordo com a evolução e as necessidades do paciente.

Além disso, a dedicação exclusiva dos profissionais de saúde, bem como a proximidade deles com os pacientes permite uma visão mais próxima e completa das situações, o que facilita a comunicação e colaboração entre os responsáveis.

Podemos concluir que a recuperação tende a ser muito mais rápida e eficiente e o serviço de home care se destaca, bem como técnicas de solo grampeado em construções.

Conclusão

Em conclusão, o home care é uma opção cada vez mais valorizada e utilizada pois pode oferecer uma solução de cuidados mais humanizada e eficiente para pacientes que precisam de assistência médica prolongada.

Com várias formas de atendimento, desde cuidados médicos até cuidados sociais, o serviço é personalizado e consegue atender as necessidades específicas de cada paciente, com uma série de benefícios inclusos. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.