Início » Em acidentes de trânsito quem pode prestar os primeiros socorros em caso de acidentes de trânsito

Em acidentes de trânsito quem pode prestar os primeiros socorros em caso de acidentes de trânsito

Dentro de um acidente de trânsito, é fundamental compreender o que fazer e quais são os primeiros socorros a dar, com o objetivo de salvar a vida da vítima.

Devido às más condições do piso ou visibilidade, excesso de velocidade ou mudanças na percepção do motorista, como, por exemplo, devido a outras substâncias como: álcool ou drogas, podem ocorrer acidentes de trânsito, como capotamento, compressão ou colisões frontais.

Em caso de emergência os próprios motoristas deverão fazer os devidos primeiros socorros, por conta disso, é muito importante fazer o Curso de Primeiros Socorros.

Vamos lá?

O Que São Primeiros Socorros no Trânsito?

Emergência de trânsito é uma série de ações que visam estabilizar a vítima até que a equipe médica forneça suporte profissional de vida.

Esta é uma disciplina obrigatória para a formação e reciclagem de motoristas.

O condutor do veículo deve ter o mínimo de conhecimentos e saber como agir em caso de acidente com ou sem vítima.

Como o tempo é fator decisivo para salvar vidas em muitos casos, nem sempre é possível aguardar a chegada de equipes de resgate, como o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU.

Desta forma, ou o motorista se move rapidamente ou a vítima pode não conseguir sobreviver.

Na verdade, a responsabilidade é enorme, o que faz com que muitas pessoas congelem na hora de agir.

Mas, com um pouco de compreensão, você descobrirá que fornecer ajuda de fato é muito mais fácil do que você pensa.

Em alguns casos, até mesmo a série de ações de que falamos antes se resumem a ligar para os serviços de emergência e esperar, sem nem mesmo entrar em contato com a vítima.

A seguir, detalharemos o procedimento passo a passo para a vítima.

O que fazer?

O primeiro passo seria sinalizar o local do acidente, pendurar um tripé e usar um colete refletivo para evitar novos acidentes, e depois chamar uma ambulância, discar 192 no Brasil, 112 no Brasil, 112 em Portugal e atendimentos de emergência.

Ao fazer uma chamada de emergência, forneça as seguintes informações:

  • O que aconteceu;
  • Onde a vítima está;
  • Veja se a vítima está consciente ou não;
  • Se a mesma respira;
  • Se a vítima tem algum objeto perfurado no corpo;
  • Veja se a vítima tem alguma hemorragia;
  • Se a vítima está presa no local. 

Em nenhum momento você deve tentar mover o paciente e não retirar o capacete (se o capacete já estiver em uso), pois isso evitará mover a cabeça e a coluna da vítima, o que pode causar lesões.

Para determinar se a vítima está consciente, pode colocar as seguintes questões: é a pessoa que está a ouvir, qual é o seu nome, se sabe onde está e o que aconteceu e verifique se a resposta está correta. Se a pessoa não responde e não está respirando, é importante procurar ajuda de pessoas próximas e iniciar uma massagem cardíaca até a chegada de ajuda médica. Aprenda a fazer a massagem cardíaca corretamente através de  Cursos Online.

Se houver risco de incêndio ou explosão, também é importante manter as pessoas afastadas da vítima.

Primeiros socorros em caso de acidente

Sempre preste os devidos primeiros socorros dentro do local que aconteceu o acidente, com o objetivo de evitar futuras complicações para a saúde da vítima.

É importante evitar que multidões se aproximem da vítima e manter a passagem livre para que, quando a ambulância chegar, a pessoa seja encontrada imediatamente e atue com mais rapidez.

Kit de primeiros socorros em acidentes de trânsito

Para facilitar os primeiros socorros em caso de acidente de trânsito, é recomendável levar um kit de primeiros socorros no carro, incluindo:

  • 1 embalagem de compressas esterilizadas;
  • 1 embalagem de band-aids;
  • 1 embalagem de curativos esterilizados;
  • 1 embalagem de algodão;
  • 1 frasco de soro fisiológico a 0.9%;
  • 4 ligaduras;
  • 1 pinça;
  • 1 tesoura;
  • 1 lanterna;
  • 1 embalagem de luvas descartáveis;
  • Remédios analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos;
  • 1 cobertor anti fogo, se possível.

​​Em acidentes de trânsito, podem ocorrer ferimentos graves e apenas o pessoal médico é obrigado a receber tratamento, mas os primeiros socorros podem ajudar a salvar a vida das vítimas.

Como reduzir o risco de acidentes de trânsito

Para evitar ou reduzir as consequências dos acidentes de trânsito, os motoristas não devem beber álcool ou fazer uso de outras substâncias, como drogas, antes de dirigir. Devem manter a atenção e evitar distrações com seus celulares, como usar cinto de segurança.

Para os pedestres, é importante observar e prever o possível comportamento do motorista antes de atravessar a rua, como não parar na faixa de pedestres ou ultrapassar semáforos amarelos.