Cistos
Início » Cistos: O que são, quais causas e como tratar

Cistos: O que são, quais causas e como tratar

Leia este artigo até o final e aprenda tudo sobre Cistos, O que são, quais as causas e como tratar de forma rápida de segura.

Você percebeu a presença de um ou mais cistos em qualquer parte do seu corpo e está preocupado que possa ser câncer? 

Na maioria das vezes, os cistos não são malignos, pelo contrário, são nódulos benignos e raramente necessitam de um tratamento.

Continue lendo este artigo e entenda melhor o que são cistos, suas principais causas e como são tratados.

Antes de você ler este artigo sobre Cistos, caso você tenha interesse em cytotec original , é necessário procurar um especialista para lhe orientar sobre tal aquisição.

O que são Cistos?

Os cistos são nódulos benignos preenchidos com uma substância que pode ser líquida ou uma pasta em consistência. 

Eles têm uma consistência forte ou semelhante a um elástico quando tocados e podem ou não causar dor ou desconforto dependendo de sua localização e tamanho.

Os cistos têm a mesma cor da pele da pessoa ou são mais brancos, vai  depender de quão próximo está da superfície da pele. 

Quando infectados ou inflamados, eles parecem mais vermelhos, febris e inchados.

Na maioria dos casos, os cistos não representam risco de desenvolver câncer. 

Ao contrário de um nódulo maligno, os cistos crescem mais devagar e se locomovem sob pressão.

Eles podem se desenvolver em qualquer parte do corpo, como no tecido mamário, ovários, colo do útero, atrás do joelho, sob a pele e em várias outras partes do corpo.

Causas da formação de Cistos

As causas para desenvolver cistos são várias, pois existem muitos tipos e eles podem afetar diferentes partes do corpo.

Vários fatores ajudam para o surgimento de cistos, por exemplo:

  • Herança genética,
  • Infecções,
  • Anormalidades nas células,
  • Doenças inflamatórias,
  • Alterações hormonais,
  • Trauma que causa dano tecidual,
  • Obstrução da glândula,
  • Defeitos congênitos durante o desenvolvimento do bebê.

Como é o tratamento de cisto?

O tratamento dos cistos ovarianos deve ser recomendado pelo ginecologista dependendo do tamanho do cisto, forma, características, sintomas e idade da mulher, podendo ser indicado o uso de anticoncepcional ou cirurgia.

Na maioria dos casos, o cisto ovariano desaparece sozinho e não requer nenhum tratamento. 

Portanto, o médico só pode recomendar o monitoramento regular dos ovários por meio de ultrassonografia e exames de sangue para avaliar o desenvolvimento do cisto.

O tratamento dos cistos ovarianos deve ser recomendado pelo ginecologista dependendo do tamanho do cisto, forma, características, sintomas e idade da mulher, podendo ser indicado o uso de anticoncepcional ou cirurgia.

  • Contraceptivos

O uso de anticoncepcionais é indicado pelo médico se o cisto causar o aparecimento de sintomas como dor abdominal intensa e dor durante a ovulação. 

Portanto, tomar a pílula interrompe a ovulação e aliviará os sintomas.

Além disso, o uso de contraceptivos pode prevenir a ocorrência de novos cistos e reduzir o risco de câncer de ovário, especialmente em mulheres na pós-menopausa.

  • Cirurgia

A cirurgia é indicada quando o cisto ovariano é grande, os sintomas são comuns ou quando as investigações revelam sinais suspeitos de malignidade. 

Os dois principais tipos de cirurgia para cistos ovarianos são:

1. Laparoscopia: é o principal tratamento para cistos ovarianos, pois envolve apenas a retirada do cisto, causando danos mínimos aos ovários e, portanto, é indicada para mulheres que desejam engravidar;

2. Laparotomia: Para grandes cistos ovarianos, é feita uma incisão no abdômen que permite ao cirurgião visualizar todo o ovário e remover o tecido necessário.

Durante a cirurgia de cisto ovariano, a remoção do ovário afetado e da trompa de Falópio pode ser necessária, especialmente se o cisto for maligno. 

Embora haja risco de infertilidade nesses casos, também há um grande número de mulheres que ainda podem engravidar porque o outro ovário continua a funcionar normalmente e a produzir óvulos.

A cirurgia de cisto ovariano é realizada sob anestesia geral e a mulher pode voltar para casa um dia após a laparoscopia ou até 5 dias após a laparotomia. 

A recuperação da cirurgia geralmente é mais dolorosa com uma laparotomia do que com uma laparoscopia, mas a dor pode ser controlada com sedação.

  • Tratamento natural

O tratamento natural é projetado para ajudar a aliviar o desconforto que o cisto pode estar causando e deve ser tomado a conselho do médico e não substituir a pílula, se indicado.

Um excelente tratamento natural para cistos ovarianos é o chá de maca, pois ajuda a regular os níveis hormonais e a prevenir o excesso de estrogênio, que é o principal responsável pelo aparecimento de cistos ovarianos. 

Para este tratamento natural, misture 1 colher de chá de maca em pó em um copo de água e beba 3 vezes ao dia. 

No entanto, este chá não deve substituir o tratamento prescrito pelo seu médico.