Início » Saiba como funciona a prescrição médica digital

Saiba como funciona a prescrição médica digital

A partir da pandemia, em março de 2020, o Ministério da Saúde autorizou a formulação da prescrição médica digital para pacientes e farmácias, possibilitando a continuidade de tratamentos sem a necessidade de correr riscos – por conta do isolamento. 

Essa foi uma medida importante e de alto impacto, visto que visa atender corretamente pessoas que não poderiam sair de casa, principalmente por conta do vírus da covid-19.

Com a flexibilização, visto a facilidade e benefícios, como ampliar o acesso à saúde, o procedimento se manteve e foi aperfeiçoado.

Com isso, se tornou uma atitude bem vista a praticada por clínicas com aparelho de endoscopia, especialistas dermatologistas, clínicas especializadas e até por pacientes diversos.

Além da Anvisa e o Ministério da Saúde, agentes reguladores do processo, os órgãos do Conselho Federal de Medicina e do Conselho Federal de Farmácia também indicam essa medida.

Para entender mais sobre essa ação, preparamos um artigo sobre o funcionamento da prescrição médica digital, seja você um paciente em busca de atendimento e compreensão ou um médico prestes a realizar esse procedimento.

O que é uma prescrição médica digital?

Basicamente, trata-se de uma receita ou prescrição em formato de PDF e enviada para os pacientes.

Assim, a prescrição médica digital é uma espécie de receita, semelhante àquelas realizadas em farmácias ou hospitais, mas disponibilizada no meio online, geralmente para consultas virtuais ou necessidades específicas – como pacientes com medicamentos controlados.

No documento, deve constar a assinatura digital do médico responsável pela prescrição. 

Esse carimbo deve vir com o certificado digital ICP-Brasil, do Instituto de Chaves Públicas do Brasil, no modelo de token, cartão ou o A3.

Assim, garante-se a segurança do paciente, credibilidade das prescrições e reduz-se o risco de falsificações, padronizando o documento.

Assim, como ocorre com o design de fábrica de sacolas personalizadas, tudo é criado por meio de um computador, facilitando a realização de consultas e avaliações, bem como a aquisição de medicamentos – quando necessário.

É válido destacar também a diferença com a receita médica digitalizada, que se trata apenas de uma cópia da versão impressa, sem utilização na compra de medicamentos.

Já a prescrição médica digital é totalmente válida, pode e deve ser usada nas farmácias. 

Para ainda mais validação, existe um site chamado Validador de Documentos Digitais, criado pelo Governo Federal, com o intuito de registrar e validar as prescrições.

Esses avanços demonstram o quanto a nossa medicina avança cada vez mais para melhorar a vida dos pacientes e profissionais envolvidos na relação da saúde, ampliando o acesso à saúde.

Como funciona uma prescrição médica digital?

Primeiramente, é importante compreender que a prescrição médica digital é um documento, assim como a nota fiscal de adjuvantes agrícolas, por exemplo.

Isso significa dizer que nomes e informações pessoais constam dentro dele e todo cuidado para lidar com os dados de uma pessoa ainda é pouco. 

Para a maior segurança de todos os envolvidos, é tudo feito com um sistema de criptografia, com dados como nome do paciente, uma chave pública, assinatura digital e prazo de vencimento do documento.

A relação da certificação digital com a assinatura é imprescindível, visto que uma garante a autenticidade da outra.

Além disso, vale mencionar que a assinatura digital é comum em diversos contextos, na compra de chuveiro de emergência ou casas para alugar.

Abaixo, você confere como funciona a prescrição médica digital para médicos, pacientes e farmacêuticos.

Se você se encaixa em qualquer um desses perfis, poderá concluir a leitura com a compreensão completa dessa ferramenta.

Prescrição digital para médicos

O primeiro passo necessário para que um médico possa receitar uma prescrição médica digital é a obtenção de um certificado digital. 

Caso ele não tenha, deve acessar o site determinado com uma Autoridade Certificadora capacitada para esse serviço. 

Em seguida, decidir o volume de assinaturas necessárias para o procedimento e requisitar o certificado digital. Está pronto, ele já pode produzir as receitas médicas digitais.

Há diversas empresas com esse foco, algumas em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), habilitada para a confecção digital de um certificado, tal como um responsável por decidir o ozonioterapia capilar preço pode ter também.

O CFM também disponibiliza para os médicos alguns modelos de receitas prontos para serem preenchidos e assinados, de forma prática e rápida, otimizando o processo e agregando ainda mais qualidade ao atendimento.

Contudo, cada Estado possui sua maneira própria de usar essa ferramenta, por isso, vale pesquisar.

Prescrição digital para pacientes

No outro lado da moeda, temos os pacientes, que receberão a prescrição médica digital, em PDF, por e-mail, algum site especial, SMS, QR Code ou WhatsApp.

Levando em conta a questão da pandemia, existem farmácias que recebem as receitas e entregam os medicamentos diretamente na casa dos pacientes, tal como o delivery de artefatos de cimento pode ser realizado.

Essa informação é interessante justamente para evitar que as pessoas imprimam os documentos desnecessariamente. Afinal, o documento é digital e pode ser usado dessa forma sem maiores problemas.

Tal ideia se aplica diretamente na questão da acessibilidade, proporcionando melhorias no processo de busca por melhores atendimentos no serviço de saúde.

Mais ainda, proporciona mais bem-estar para o paciente, compreendendo que mesmo à distância os processos serão seguros e validados corretamente, equiparando a prescrição médica digital com a já conhecida receita.

Prescrição digital para farmacêuticos

Há ainda um terceiro ator: o farmacêutico. Esse, por sua vez, é o responsável por receber o documento diretamente do paciente, podendo ser enviado remotamente ou visualizado na farmácia, com todas as autenticações necessárias já realizadas.

O ponto de atenção desse profissional se volta para a data de validade, que irá decidir se aquele documento de fato é válido ou não, e os certificadores presentes no documentos para garantir a origem.

Além disso, nos modelos como o de QR code, uma camada extra de autenticação é adicionada por meio da leitura/liberação do código.

Cabe ressaltar, contudo, que nem todos os farmacêuticos podem realizar esse serviço, apenas aqueles com certificado virtual emitido pela ICP-Brasil.

Com o profissional habilitado executando a ação e as informações corretas, o processo deve ser registrado no sistema/computador. 

A utilização da receita deve ser informada e quais medicamentos foram adquiridos por meio dela, incluindo a quantidade de caixas e o número de lote.

Os últimos passos devem ser a atualização da receita, com os medicamentos comprados inscritos nela, a assinatura digital e um upload do documento no Validador de Documentos Digitais, para que não seja usado novamente.

Sabendo disso, já é possível se dirigir para a farmácia, conversar com o farmacêutico e estar ciente de como se dará todo o processo de aquisição dos medicamentos necessários para melhorar sua saúde.

Quais medicamentos podem ser prescritos digitalmente?

Depois de entender a definição da prescrição médica digital e as diferenças com os procedimentos para cada ator envolvido nesse processo, é hora de conhecer os medicamentos possíveis de adquirir por meio dela. Podemos citar:

  • Antimicrobianos;
  • Antipsicóticos;
  • Antidepressivos;
  • Anticonvulsivantes;
  • Controladores de hormônios.

Ou seja, podem até mesmo incluir medicamentos fortes e controlados liberados para a prescrição médica digital. Os retinóides, a talidomida e outros tipos de remédios permanecem voltados para a prescrição física.

Como facilitar a prescrição médica digital?

Quem nunca realizou esse tipo de procedimento pode até achar trabalhoso, mas com o avanço da tecnologia e a evolução da internet, foram criados meios mais práticos de realizar alguns processos virtuais, encurtando todos os caminhos.

Se é possível pedir uma câmara fria pela internet, por que não prescrever uma receita médica rapidamente? 

Por conta disso, existem plataformas digitais, em parceria com o CRM, voltadas justamente para esse fim.

Contudo, mesmo que dentro do site do Conselho isso seja possível, nem sempre é o melhor caminho. 

De forma complementar, existem plataformas gratuitas que abrangem diversas especialidades, como médicos, dentistas, farmacêuticos e os próprios pacientes.

A única obrigação, é claro, é que os profissionais possuam certificação digital. Com esse documento, todo o restante pode ser realizado em alguns instantes, melhorando a vida de todos os envolvidos.

Faça já o uso da prescrição médica digital!

Durante este artigo, você pôde entender como é possível validar e obter uma prescrição médica digital, seja no caso de um paciente, um médico ou um farmacêutico.

Esse é um documento garantido pela lei e pode ser usado para conseguir os medicamentos necessários para as vidas dos mais necessitados, em diversas fases da vida. 

Com a pandemia, não foi mais possível sair de casa como conhecíamos antes e assim surgiu a possibilidade de comprar medicamentos à distância, realizar uma consulta remotamente e ter uma prescrição médica online.

Para visualizá-la, é simples: tenha um celular ou um computador com acesso à internet e você poderá ler os dados da sua receita, passar para o farmacêutico e realizar a compra.

No caso de médicos, as burocracias envolvendo a certificação digital autenticada – como a validação no site autorizado – são necessárias para garantir todo o processo legal possível na prescrição digital. De outra maneira, o documento não é válido.

Se antes as medicações eram adquiridas por meio da visita presencial ao médico, hoje isso não é mais necessário. Podemos igualar ao ato de comprar rapidamente um spray drying pela internet, com ainda mais segurança.

Portanto, caso você sinta qualquer incômodo em sua saúde, não hesite em procurar um atendimento médico especializado de forma remota, sabendo que a qualidade da clínica será um destaque e que a prescrição médica digital é possível e efetiva.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.