Início » Varíola de macacos: O que é e quais os sintomas

Varíola de macacos: O que é e quais os sintomas

A varíola é uma doença viral muito popular no ano de 1958. 

Essa é uma doença provocada por um vírus do gênero Orthopoxvirus e família Poxviridae, porém, ele é menos grave e mortal que a varíola humana, que já matou milhares de pessoas no passado.

O que é varíola de macacos?

A varíola é uma doença provocada pelo vírus Orthopoxvírus. 

O vírus Orthopox pode ser encontrado em roedores, embora a varíola seja rara em humanos, ela pode causar sintomas como calafrios, dores musculares e dores nas costas, cansaço e também pode ser acompanhada de bolhas no corpo.

Sintomas mais comuns de varíola dos macacos

  • Bolhas e machucados na pele;
  • Febre alta;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Cansaço.

A varíola dos macacos é contagiosa?

O vírus é transmitido de animais para humano através da mordedura de roedores que estejam infectados, ingerir carne crua de animais infectados ou o contato com sangue de um animal infectado.

Por mais que seja difícil, porém é possível que a varíola seja transmitida de humano para humano através das secreções respiratórias, como tossir ou falar, mas para que o vírus possa ser transmitido, a pessoa tem que ser muito próxima da pessoa infectada.

A transmissão também pode ocorrer através do contato direto com secreções da bolhas e machucados na pele, ou utensílios infectados. Lesões genitais também demonstraram aumentar o risco de transmissão de varíola de macacos para humanos.

Como é o tratamento para varíola dos macacos?

Normalmente não é necessário nenhum tratamento especial para a varíola dos macacos.

Isso geralmente ocorre porque os sintomas melhoram após algumas semanas, embora a medicação às vezes possa ser recomendada para ajudar a aliviar os sintomas de maneira mais rápida.

É fundamental que uma pessoa que apresenta os sinais e sintomas da varíola dos macacos procure um médico o mais rápido possível.

Em alguns casos, os médicos podem indicar medicamentos que foram aprovados para o tratamento da varíola “comum”, como tekovirimat e brincidofovir. 

Porém, esses medicamentos ainda não foram testados em pacientes infectados, ele é indicado apenas em casos especiais, quando existem muitos casos, com o objetivo de evitar a propagação.

Como prevenir

Para prevenir a varíola, é importante não tocar ou comer carne de animais selvagens, pois eles podem estar infectados, especialmente roedores.

Além disso, embora o vírus raramente seja transmitido de pessoa para pessoa, é aconselhável evitar o contato com itens que uma pessoa infectada tocou e também as bolhas.

Também é importante lavar bem as mãos com água e sabão, desinfetá-las regularmente e comer carne bem cozida.

Há também uma vacina contra a varíola que pode prevenir doenças ou casos mais graves e pode ser administrada antes ou após a exposição ao vírus. 

No entanto, a vacina só será dada a pessoas que vivem em áreas de alto risco e aos profissionais de saúde que trabalham diretamente com o vírus ou a bioterroristas.

A varíola dos macacos é grave?

A varíola dos macacos não é grave, porém, existem certos casos que podem se desenvolver em condições mais graves. 

Isso pode ser devido à própria infecção ou à sepse ou a uma infecção bacteriana secundária, mas na maioria dos casos isso não acontece.

A varíola dos macacos tem cura?

Felizmente Sim, a varíola dos macacos tem cura.

Se trata de uma infecção autolimitada, isso quer dizer que o próprio organismo do paciente tem o poder de jogar fora esse vírus.

E dessa maneira ele consegue se recuperar se a necessidade de cirurgias ou medicamentos fortes, que podem até mesmo prejudicar a saúde da pessoa.

O vírus da varíola dos macacos pode durar até quatro semanas.