Início » Quais exames de rotina uma criança deve fazer?

Quais exames de rotina uma criança deve fazer?


Cuidar de saúde é essencial desde a infância, por isso, é crucial que compreendamos quais são os exames principais para crianças. Quando as crianças fazem esses exames regularmente, suas chances de obterem proteção contra muitas doenças aumenta.

Neste artigo, você irá conhecer quais são os exames de rotina mais importantes para as crianças. São avaliações que permitem a observação de diversas questões e, consequentemente, auxiliam na prevenção de problemas mais graves ainda na infância continue a leitura!

Principais exames de rotina para crianças

Ao contrário da crença popular, os exames de rotina não são feitos somente na idade adulta, mas também das crianças. O pré-natal é essencial para prevenir e/ou detectar precocemente doenças fetais e maternas, mesmo durante a gestação.

Depois de nascer, durante os primeiros meses, as idas ao pediatra são mensais. Entre 6 e 12 meses, os exames tendem a ser bimestralmente, entre 1 a 2 anos a cada trimestre, e entre 2 e 5 anos, semestral.

As consultas, logo após, devem ser feitas uma vez por ano. Nelas, é provável que os pediatras solicitem determinados exames para garantir a segurança das crianças. Eles são cruciais não só para detectar qualquer doença, mas também para preveni-las.

1. Exame de urina

Este é um dos exames mais solicitados pelos pediatras. É possível detectar bactérias, infecções e quantificar a perda de proteína e a desnutrição da criança por meio deste exame.

2. Exame de fezes

É de conhecimento geral que as crianças têm um risco maior de contrair parasitas porque seus sistemas imunológicos ainda estão em desenvolvimento. Além disso, as crianças têm mais contato com o chão, sujeira e poeira em geral, e muitas vezes acabam colocando as mãos sujas na boca, tornando-as mais suscetíveis à infecção.

O bolo fecal é bastante útil para identificar problemas. Analisar as fezes possibilita a detecção de parasitas, sangue e tecido anormal, todos os quais revelam informações cruciais a respeito da saúde de uma criança.

3. Hemograma

Um hemograma é muito solicitado durante a infância, porém, pode causar muita ansiedade tanto nas crianças quanto nos pais. Apesar do potencial de dificuldade na coleta, é necessário um hemograma para manter a saúde em dia.

É possível detectar doenças pediátricas comuns, como uma infecção e anemia com este exame. Assim como também, ele possibilita detectar precocemente doenças crônicas.

4. Anticorpos para Hepatites A, B e C

É possível identificar os anticorpos para hepatites A, B e C através de um exame de sangue, que ajuda a tomar decisão para vacinação ou tratamento das doenças. Ele também auxilia a tratar doenças que não geram sintomas, em algumas situações.

5. Glicemia e insulina

Diabetes e resistência à insulina em crianças é um problema mundial. Como resultado, os testes glicêmicos e de insulina são úteis na detecção e para tratar doenças pediátricas, principalmente se a doença for hereditária.

6. Raio X de idade óssea

Ao contrário dos exames de rotina anteriores, o raio x é um exame de radiologia pediátrica baseado em imagens. Isso significa que sangue ou outros fluidos corporais são necessários para realizar análises.

A radiografia especializada é normalmente solicitada quando a altura ou o peso de uma criança excede os valores padrão para essas medidas. É capaz de determinar se a criança tem problemas de desenvolvimento, baseado em um exame de imagem da mão e do punho da criança.

7. Ultrassom

A ultrassonografia é também baseada em imagens, podendo incluí-lo no cronograma de exames de uma criança. Por ser um exame nada invasivo e bem simples, é recomendado desde a concepção e pode até ser solicitado para os recém-nascidos.

Há vários tipos de ultrassom, e esse exame é frequentemente utilizado para avaliar órgãos internos.

8. TSH e T4 livre

Não é muito comum ouvir falar de problemas de tireoide em crianças, mas isso não significa que não devemos estar atentos a essa glândula vital. Muitos pediatras solicitam exames de TSH e T4 livre, que possibilitam detectar doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.

9. Colesterol e triglicerídeos

As doenças cardiovasculares, como a diabetes, podem afetar as crianças em certos casos. Especialmente para famílias com histórico de problemas cardíacos ligados ao colesterol, por isso que os testes de colesterol e triglicerídeos devem ser feitos na infância.

10. Exames de vista

O teste do olhinho deve ser realizado imediatamente após o nascimento para garantir que tudo esteja bem com os olhos do bebê. Se tudo estiver em ordem, o exame oftalmológico deverá ser feito de novo quando a criança completar um ano.

Para verificar toda a visão da criança e como desenvolveu-se ao longo desse tempo. Na infância, comportamentos como apertar o olhar para assistir televisão ou ler, tropeçar, cair ou esbarrar com frequência em objetos, podem ser um sinal de ser preciso avaliar a visão da criança.

Durante o período escolar, em particular, será fundamental ter o apoio de um oftalmologista evitar dificuldades em aprender e baixo desempenho.

11. Exames de audição

Da mesma forma que o teste do olhinho é usado para fazer uma avaliação dos olhos, o teste da orelhinha é feito na maternidade para analisar a capacidade do bebê de receber sons.

Feito isso, recomenda-se que os pais continuem verificando a saúde da audição de seus filhos durante os primeiros anos de vida, bem como durante os anos escolares.

Vale lembrar que, principalmente durante o desenvolvimento da fala da criança, ela terá problemas em se comunicar com os pais se não conseguir ouvir bem, o que pode prejudicar gravemente a capacidade da criança de se comunicar com o resto do mundo.

Sendo assim, o pediatra pode solicitar exames recorrentes para garantir que a criança esteja ouvindo corretamente e com boa qualidade para se comunicar com os familiares e amigos.

Conclusão

Em suma, levar a criança para os exames de rotina é importante para garantir a sua saúde e melhor qualidade de vida durante a infância. Caso este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos!