jejum intermitente
Início » Jejum intermitente: O que é e quais os benefícios

Jejum intermitente: O que é e quais os benefícios

O jejum intermitente é uma maneira muito prática que vem ganhando fama entre as mulheres do Brasil que desejam eliminar calorias, aumentar a imunidade, promover a desintoxicação do corpo e também melhorar a saúde mental e física. 

O que é jejum intermitente?

jejum intermitente

O jejum intermitente tem como objetivo a abstinência regular de alimentos sólidos por 16 a 36 horas várias vezes por semana e o retorno à dieta habitual, preferencialmente alimentos com baixo teor de açúcar e gordura.

Para colher os benefícios, a estratégia mais comum para iniciar esse jejum é se abster de alimentos por 14 ou 16 horas e consumir apenas líquidos como água, chá e café sem açúcar, mas esse estilo de vida só seria recomendado para pessoas saudáveis. 

A aprovação e a assistência de um médico, enfermeiro ou profissional médico familiarizado com esse tipo de jejum são necessárias para garantir que ele seja feito de maneira correta e saudável.

Como isso acontece

Existem vários tipos de jejum intermitente, embora geralmente um período de restrição alimentar seja intercalado com um período em que você pode comer. 

Continue lendo este artigo até o final e conheça mais sobre o jejum intermitente.

Se você nunca fez este jejum antes, o jejum intermitente uma vez por semana por até 16 horas é geralmente recomendado. 

Este jejum pode ser aumentado gradualmente, por exemplo: Você pode começar com 12 horas e estender o jejum como desejar.

Comer uma refeição com baixo teor de carboidratos antes de iniciar o jejum é uma boa prática, pois suprime a fome durante o jejum. 

Durante as primeiras 4 horas, o corpo usa a energia da última refeição.

Saiba mais sobre saúde Digital em nosso site.

Tipos de jejum intermitente

O tipo de jejum intermitente pode variar dependendo da duração do jejum e do número de repetições por semana. 

As principais formas são:

  • Jejum de 16 horas consiste em não comer entre 14h e 16h, incluindo a fase do sono, e comer nas 8 horas restantes do dia.
  • Jejum de 24 horas é feito com jejum diário e completo, e pode ser feito de 2 ou 3 vezes por semana.
  • O jejum de 36 horas consiste em passar um dia e meio sem comer. Este tipo de jejum deve ser praticado por pessoas acostumadas ao jejum e sob supervisão médica.
  • Coma 5 dias e limite 2 dias: Isso significa comer normalmente 5 dias por semana e escolher 2 dias para reduzir sua ingestão de calorias para cerca de 500 por dia.

Durante o jejum, água, chá e café são permitidos, sem adição de açúcar ou adoçantes. 

É normal sentir muita fome nos primeiros dias, mas nos próximos dias o corpo se acostuma, o que facilita o processo.

Para mais informações sobre o jejum intermitente, veja o vídeo abaixo:

O que é aconselhável comer depois do jejum?

Após o jejum, é aconselhável comer alimentos de fácil digestão com baixo índice glicêmico e evitar muita gordura ou açúcar, pois isso permitirá garantir os resultados do jejum intermitente.

jejum intermitente como fazer

Caso queira medicamentos e/ou produtos para ajudar a emagrecer, entre no site premiummed que vende diversos tipos de medicamentos, como: desobesi, sibutramina, etc.

Benefícios do jejum intermitente

Os principais benefícios do jejum intermitente são:

  • Regular os níveis de colesterol: A dieta antes e depois do jejum deve ser com pouco consumo de açúcar e gordura, e rica em fibras, o que favorece a eliminação do excesso de gorduras e ajuda a melhorar os níveis de colesterol e contribui para os triglicérides no sangue;
  • Aumenta seu metabolismo: Isso só acontece quando você faz este tipo de jejum por mais de 48 horas, porém, para uma dieta controlada, é preciso comer menos calorias e reduzir os níveis de açúcar no sangue e insulina. 
  • Previne a pressão alta: o jejum intermitente ajuda a diminuir o colesterol, triglicérides, e os níveis de gordura ruim, aumentando os níveis de gordura boa.
  • Previne o Diabetes: O jejum intermitente com baixo teor de açúcar ajuda a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.
  • Ajuda a emagrecer: ficar muito tempo sem ingerir alimentos ajuda a reduzir o nível de insulina no sangue e estimula o corpo a usar as reservas de açúcar e isso ajuda a perder peso.