endodontia
Início » Entenda mais sobre a área que trata da endodontia

Entenda mais sobre a área que trata da endodontia

Você já ouviu falar a respeito da endodontia? Essa nada mais é do que uma área da odontologia que se especializa em tratamentos e possíveis doenças que possam afetar  a  polpa e a raiz do dente.

Ou seja, dentistas especializados na endodontia são profissionais que têm como principal objetivo tratar problemas internos do dente. 

Vale a pena destacar que é importante conhecer as diferentes especialidades e opções dentro do mercado odontológico, justamente para saber qual profissional procurar em casos específicos, como em uma doença que afeta a raiz do dente, que é o caso da endodontia, pois, esse profissionais poderão resolver o problema de maneira mais rápida e simples. 

Confira tudo o que você precisa saber a respeito dessa especialização, além de entender as principais finalidades de seus tratamentos, quando se deve procurar um endodontista, e dicas a respeito de ações preventivas a doenças que atinjam partes internas dos dentes, que possam levar a necessidade de colocar um implante dentário com enxerto.

O que é a endodontia?

Para quem nunca ouviu falar, a endodontia é um ramo da odontologia, assim como já mencionado anteriormente, que tem como principal foco estudar e realizar o tratamento de doenças relacionadas às partes internas dos dentes, como é o caso da polpa e da raiz dentária.

Portanto, um profissional odontologista especializado em endodontia vai ser o mais indicado para tratar de problemas internos dos dentes. Ou seja, o indivíduo que atua nessa área pode realizar canais dentários. Nesse sentido, é importante destacar que esse é um segmento muito importante para saúde e estética bucal. 

Isso porque, existem diversas doenças odontológicas que podem evoluir e acabar destruindo os tecidos internos presentes nas dentições, o que por sua vez leva à queda dos dentes, que muitas vezes precisam ser substituídos por um implante dentário protocolo superior, por exemplo. 

Qual a finalidade deste tipo de tratamento?

Assim como já mencionado acima, essa especialidade da odontologia é muito importante já que tem como principal objetivo buscar salvar um dente que, de outra forma, teria que ser removido e substituído por meio de um implante.

Vale destacar que doenças periodontais e lesões traumáticas podem danificar seriamente a polpa do dente. 

Nesse sentido, também é relevante salientar que um problema leva a outros, já que a maioria das doenças bucais só acontece porque um outro problema acaba evoluindo sem o tratamento necessário, como é com as cáries que geram doenças periodontais e fazem com que o paciente precise se preocupar com o preço de implante dentário.

Em suma, a endodontia é especializada em tratamentos de doenças derivadas de infecções da polpa, ou ‘canal radicular’, por bactérias normalmente presentes na boca. Os endodontistas realizam operação no canal radicular e cirurgias no geral.

A principal tarefa do endodontista é salvar as dentições naturais, dentro da medida do possível. Através de tratamentos diversos e procedimentos, o profissional irá garantir o conforto e saúde odontológica dos pacientes.

Quando devemos procurar um endodontista?

Muitas pessoas acabam achando profissionais endodontistas através de pesquisas como: implante dentário antes e depois. Entretanto, na maioria dos casos, o profissional acaba sendo requisitado através da indicação ou encaminhamento de outros dentistas. 

Isso porque, uma pessoa que está sentindo algum sintoma de uma doença periodontal acaba buscando, muitas vezes, um serviço de emergência ou um atendimento de um dentista ‘geral’, que por sua vez realiza as primeiras avaliação e solicita alguns exames e, a partir de um diagnóstico hipotético, pode encaminhar para o especialista. 

Porém, é importante que os pacientes tenham conhecimento da especialidade endodontista, podendo procurar o especialista diretamente ao notar que pode ter desenvolvido alguma doença bucal nas regiões internas do dente.

Quais algumas prevenções contra a necessidade da endodontia?

Para que você não precise se preocupar com casualidades como quanto custa um implante dentário, é importante evitar o surgimento de doenças bucais que possam causar danos nas regiões internas do dente, que na maioria das vezes levam a queda dos mesmos.

Dessa forma, entre as principais ações de prevenção está justamente o cuidado com a higiene bucal.

É importante escovar os dentes e usar fio dental todos os dias, após todas as refeições, com o objetivo de diminuir a ação de bactérias causadoras da maior parte das doenças bucais. 

Além disso, não se esqueça de visitar o dentista de maneira periódica e ter uma alimentação saudável. Tudo isso vai garantir um sorriso estético e saudável para o resto de sua vida.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.