Início » Como promover a saúde mental dos colaboradores nas empresas?

Como promover a saúde mental dos colaboradores nas empresas?

Em outros tempos, a saúde mental dos colaboradores de uma empresa era considerado um assunto tabu, mas com a evolução da própria sociedade, este é um tópico crescente e pauta nos ambientes de trabalho que desejam se aprimorar, impactando todo o mundo. 

A verdade é que isso se tornou uma necessidade mais presente nos negócios, ainda mais com o agravamento generalizado de doenças mentais, inclusive aspectos intensificados com a pandemia da COVID-19.

Pessoas em todo o planeta experimentaram alterações de humor e estresse, entre outras perturbações generalizadas, como a ansiedade e o medo do invisível. 

De uma forma lógica, isso foi detectado em 1 a cada 5 adultos, constatando que um alto volume da população vive com uma doença mental, que incluem os mais variados aspectos, como:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Esquizofrenia;
  • Transtorno bipolar;
  • Transtorno de déficit de atenção;
  • Hiperatividade.

Com tantas pessoas lutando para não colapsar mentalmente, é preciso questionar como as empresas podem contribuir para melhorar a saúde mental dos colaboradores, visto que as rotinas de trabalho têm impacto direto na saúde mental e no equilíbrio das esferas da vida.

Definição sobre saúde mental de colaboradores

Por todo o tabu estabelecido ao longo do tempo, as doenças mentais passam por uma nova compreensão e visão – tanto na área médica quanto pela sociedade como um todo -, e isso afeta como as empresas abordam a saúde mental dos colaboradores em pleno século XXI, entendendo seus impactos, origens e que se tornam cada vez mais comuns, precisando ser devidamente identificadas.

De fato, líderes, gestores e o setor de RH (Recursos Humanos) enxergam cada vez mais o bem-estar geral um fator importante para o desenvolvimento do negócio e o melhor relacionamento com o corpo laboral.

Isso reforça que a saúde mental dos colaboradores no ambiente de trabalho merece mais atenção, com mais apoio, como uma ambulância para eventos corporativos. 

Como definição, pode-se afirmar que a saúde mental dos funcionários abrange diversos aspectos sobre o bem-estar psicológico e emocional, alcançando até mesmo o social, pois tudo isso afeta a maneira como uma pessoa pensa, age, sente se relaciona e conclui suas atividades.

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), há certa ênfase de que a saúde mental não se trata apenas da ausência de um transtorno, mas considera vários fatores que devem ser avaliados e apresentados para estabelecer a definição apropriada sobre o assunto e evidenciar a plena saúde e vivência. 

Como a saúde mental dos colaboradores afeta as empresas?

Cada empresa deve considerar a implementação de iniciativas que se direcionam para áreas distintas, como comunicação, políticas, recursos e tratamento de intervenção precoce. 

Isso pode seguir para a criação de políticas em torno da saúde mental e bem-estar dos colaboradores em nível corporativo, bem como processos de engajamento e valorização desses profissionais. 

Dessa maneira, pode-se expandir o compartilhamento de recursos por meio de canais de marketing interno de uma empresa administradora de condomínio, por exemplo, cujo objetivo deve ser promover a conscientização sobre a saúde mental dos colaboradores e aplicar medidas de aprendizado, suporte e identificação.

Líderes e gestores, assim como o setor de RH, podem receber treinamento para identificar problemas, como abordá-los e tratá-los com sucesso e, até mesmo, proporcionar aos funcionários programas de autoajuda e oferta de ferramentas de sustentação, ou mesmo procurar por profissionais para aplicar uma área de suporte. 

A seguir, há diversas maneiras em que se pode promover a saúde mental dos colaboradores em uma empresa, sem correr o risco de parecer enfadonho ou proporcionar o risco de afastamento.

  1. Abertura de espaço para conversas

Empregadores têm como dever cuidar dos funcionários, ainda mais quando se trata da saúde mental dos membros de sua equipe. 

Ou seja, devem garantir um ambiente de trabalho aberto, em que todos possam se sentir confortáveis e valorizados para falar sobre bem-estar, suas ideias e dores, e buscar apoio.

As empresas de sistema de aterramento, por exemplo, podem incentivar o envolvimento dos funcionários, a partir de iniciativas que tratem da saúde mental dos colaboradores para aumentar a satisfação e a moral no ambiente de trabalho, assim como melhorar a comunicação. 

  1. Criação de ambiente de trabalho positivo

O ambiente de trabalho deve ser saudável, estimulando a segurança, produtividade e boas interações. Lembre-se que esse espaço tem um impacto direto sobre a saúde mental dos colaboradores, sendo positivo quando devidamente planejado.

Atitudes simples, como o fornecimento de lanches saudáveis, rotina de trabalho com horário flexível, ou mesmo atividades de fortalecimento de equipe e das interações possibilitam a redução de estresse e ajudam na prevenção de problemas de saúde mental. 

Como cenário ideal, as empresas devem garantir, para além do ambiente, equipamentos e materiais adequados e necessários para que os profissionais sejam produtivos e para que sintam mais segurança e conforto – como é o caso de equipamentos ergonômicos.

Lembre-se que são as ações corriqueiras, ainda que pareçam pequenas, que podem melhorar as condições de trabalho e evitar o estresse, além de permitir que os trabalhos sejam realizados dentro do prazo e sem qualquer tipo de problema. 

Uma atenção especial aos modelos de cobrança e sobrecargas de trabalho também são cruciais para o pleno desenvolvimento do negócio e dos profissionais.

  1. Incentivo do trabalho ao ar livre

Uma organização que incentiva os funcionários a trabalhar ao ar livre, ou mesmo que seja sair para amenizar o estresse e a rotina cansativa, obtém melhores resultados e estimula pontos positivos sobre o bem-estar, a produtividade e a saúde mental dos colaboradores.

Os benefícios das atividades físicas, como exercícios de formação de equipe, ou apenas sair para um almoço com toda a equipe junta, se relacionam à promoção do bem-estar e o aumento da moral dos funcionários. 

Para se ter uma ideia, há empresas que formalizam clubes de atividades físicas semanais, como corridas e caminhadas, além de disponibilizar transporte de medicamentos para atendimento médico sempre que necessário. 

Dessa forma, os funcionários se sentem apoiados e podem cuidar da saúde e bem-estar de forma ampla, ao mesmo tempo que faz algo divertido além das escrivaninhas e plantas fabris, com o objetivo de reduzir os níveis de ansiedade e estresse, melhorando a experiência com o negócio.

  1. Fornecimento de recursos e suporte

A partir do momento que uma empresa fornece recursos e suporte para que a saúde mental dos colaboradores seja bem cuidada, isso ajuda a cada um deles a lidar com os problemas que surgem com mais confiança e qualidade.

Nesse sentido, é possível que as empresas, seja uma agência de transporte de congelados ou uma loja de artigos eletrônicos,convidem palestrantes para debater sobre saúde mental.

Da mesma forma, pode-se fornecer acesso a clínicas, serviços e dinâmicas de apoio aos funcionários para evitar que eles sejam impactados de forma mais grave por questões mentais, garantindo a plena função nos diversos âmbitos da vida – inclusive na capacidade de trabalho.

Tanto para empregadores quanto funcionários, é importante entender que problemas de saúde mental dos colaboradores podem ser uma doença. 

Por isso, é preciso que todos tenham acesso a recursos de qualidade, que possam ajudar a promover a total recuperação e o devido acompanhamento.

  1. Orientação entre colegas de trabalho

De modo geral, as pessoas acham mais fácil falar sobre determinados problemas com um colega de trabalho do que com um gestor, principalmente quando precisam de uma ajuda que está relacionada à saúde mental, situações familiares, cotidianas ou mesmo no próprio ambiente de trabalho.

A criação de um programa de suporte aos colegas ou grupos de apoio podem proporcionar uma oportunidade única para que os funcionários desabafem e ajudem uns aos outros.

Essa proposta também permite que colegas de um projeto de arquitetura de interiores compartilhem conhecimentos e habilidades, ao mesmo tempo que se apoiam mentalmente. 

Os esquemas de tutoria e suporte entre colegas podem se mostrar um benefício para as pessoas que sofrem com ansiedade ou depressão, bem como para o desenvolvimento pessoal/profissional, abordando dúvidas e prevenindo problemas de saúde mental.

Esses programas de apoio, em muitos casos, resultam na elevação da autoestima e na melhora da confiança dentro do ambiente de trabalho.

Vantagens sobre a saúde mental dos colaboradores

Para as empresas, há muitas vantagens quando se trata de oferecer um programa de saúde mental dos colaboradores, e vale destacar algumas delas a seguir. 

  1. Melhor retenção de funcionários

Muitos funcionários se mostram mais propensos a permanecer em uma empresa caso ela ofereça recursos e cuidados voltados para a saúde mental e geral dos colaboradores, indo desde uma área psicossocial até o plano médico e parceria com academias.

  1. Recrutamento e contratação facilitadas

Muitos profissionais que trabalham no desenvolvimento de projeto arquitetônico 3D, entre outros segmentos, enxergam como benefício um programa voltado à saúde mental dos colaboradores.

Dessa forma, as empresas podem investir em programas direcionados a essa pauta, mostrando que elas se preocupam com os funcionários e, por consequência, criando uma marca de melhor empregador.

Assim, consegue-se candidatos qualificados com mais facilidade, que são atraídos para a marca, o que ajuda a se destacar entre os concorrentes e ao mercado consumidor ao qual se destina. 

  1. Mais produtividade efetiva

Sem um programa adequado voltado à saúde mental dos colaboradores, os quadros organizacionais podem sofrer um grande impacto sobre a produtividade – tanto causado por doenças mentais, como ansiedade e depressão, até mesmo por conta de ausências e abandonos.

O apoio sobre as equipes de trabalho, a partir de um programa de saúde mental dos colaboradores reduz esse impacto, além de aumentar a produtividade de maneira efetiva. 

  1. Custos de seguros menores

As empresas de manutenção de elevadores que investem em programas de saúde mental dos colaboradores podem reduzir qualquer risco de que outros problemas relacionados à doença surjam. 

Isso significa que há uma redução significativa sobre abuso de substâncias, como álcool e drogas, câncer e doenças cardíacas, entre outras que são favorecidas pelos cuidados inadequados com a saúde mental.

Isso significa menos oneração e custos de seguro de saúde que são pagos pelas empresas. 

‍Conclusão

As empresas devem entender que seres humanos não são recursos descartáveis ou que funcionam em capacidade máxima continuamente.

O trabalho é uma grande parte da vida das pessoas, impactando diretamente nas outras esferas da vida. Assim, é responsabilidade do empregador promover o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores.

Investir em benefícios de saúde mental dos colaboradores é uma maneira importante das empresas cuidarem das pessoas dentro da própria organização, inclusive por meio da criação de um programa corporativo, no qual os funcionários possam se sentir à vontade para compartilhar os próprios sentimentos e solicitar apoio quando necessário. 

Há diversas ferramentas que podem ser aplicadas para que os colaboradores sejam valorizados e se sintam ouvidos. 

Para isso, as empresas podem verificar regularmente as variações de humor e estresse das equipes de trabalho, bem como estimular ações que promovam mais qualidade de vida e tragam abertura para os debates sobre a saúde, melhorando a condição de trabalho e os resultados obtidos pelos colaboradores.

Dessa forma, por fim, elas podem garantir que a força de trabalho esteja plenamente capacitada, e que todos possam se sentir ouvidos e, com isso, promover a saúde mental dos colaboradores em todos os aspectos.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.